Santos, Quele de Souza GomesZiemann, Rozelaine Maria da Silva2021-12-202021-12-202021-12-13https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20364Atualmente, a maioria das crianças utilizam dispositivos que possibilitam o acesso a diferentes informações. As tecnologias digitais móveis surgem na vida das crianças como um elemento cultural e ajudam a expandir e aprofundar várias experiências humanas, entre elas experiências lúdicas, educacionais, sociais e comunitárias. Nesse contexto, os pais ou cuidadores desempenham o papel de mediadores no envolvimento das crianças com os meios digitais, administrando e gerenciando esse uso, por meio de estratégias que visam aumentar os benefícios e diminuir os riscos em relação ao uso de Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs). Diante disso, o objetivo deste trabalho foi caracterizar, a partir da percepção de crianças brasileiras, como ocorre a mediação parental em relação ao uso da internet. Para isso, foi realizada a análise do vídeo “Como as crianças usam a internet e a mediação dos pais”. Este vídeo foi publicado no dia 03 de julho de 2020, no canal do Portal Lunetas no Youtube, e apresenta os relatos de 32 crianças sobre como utilizam os dispositivos móveis e como ocorre a mediação parental. Os relatos das crianças foram transcritos e analisados a partir dos modelos de mediação parental ativo, restritivo ou uso acompanhado. Os resultados indicaram que, segundo a maioria das crianças, os pais não realizam nenhum tipo de mediação parental, o que pode implicar em prejuízos no decorrer do desenvolvimento da criança. Por fim, destaca-se a importância da produção de materiais psicoeducativos sobre o uso dos dispositivos digitais pelas crianças e as estratégias parentais que podem ser empregadas para mediar esse uso.20 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilMediação parentalInternetCriançasEstratégias de mediação parental sobre o uso da internet com crianças em idade escolarArtigo Científico