Soares, Thiago CoelhoMachado, Rogéria Rodrigues2018-10-112020-11-262018-10-112020-11-262018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3620A crescente preocupação mundial relacionada a gestão ambiental tem levado as empresas a implementar políticas e ações voltadas à sustentabilidade. O objetivo traçado é inserir a gestão ambiental no mapa estratégico de uma empresa do setor de energia elétrica no Estado de Santa Catarina, localizada na Região Sul do Brasil. O estudo de caso se deu por meio de dados primários (mapa estratégico e BSC) e secundários (Relatórios de Sustentabilidade e website) da empresa elétrica no período de 2012 a 2017, em que foram propostos objetivos ambientais inseridos na perspectiva de processos internos do BSC, visando que ela seja reconhecida como ambientalmente responsável e comprometida com o desenvolvimento sustentável. Para transformar futuramente esses objetivos em metas e ações tangíveis, propôs-se um mapa estratégico, sob a ótica das inter-relações entre os pilares de sustentabilidade e da visão da empresa. Percebe-se a atuação da empresa e sua cautela em relação aos impactos ambientais provenientes das suas atividades, no entanto, ela não mensura, acompanha ou eleva a gestão ambiental a um patamar de valor que norteiam suas ações estratégicas atuais. O fato dela já possuir uma política socioambiental auxiliará na criação e propagação das metas e dos indicadores de desempenho de gestão ambiental. Sugere-se como trabalhos futuros que sejam definidos os indicadores, metas e programas/projetos, a partir dos objetivos ambientais traçados no mapa estratégico proposto, para elaboração e utilização do BSC como ferramenta de gestão.17 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilGestão ambientalBalanced scorecardMapa estratégicoSetor elétricoGestão ambiental: objetivos inseridos no mapa estratégico de uma empresa do setor de energia elétricaArtigo Científico