ZANUZO, DalilaMANOEL, Amanda Carolyne2024-03-262024-03-262023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41949Este trabalho de conclusão de curso propõe uma análise da aplicação da neuroarquitetura no contexto do contraturno escolar, buscando compreender como a concepção e organização dos espaços podem influenciar o desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças durante atividades extracurriculares. A pesquisa aborda a interseção entre arquitetura e neurociência, destacando a importância de ambientes adequados para estimular o aprendizado e o bem-estar. Ao longo de seis pranchas, são abordadas diretrizes para a concepção de espaços neuroarquitetônicos no contraturno escolar. A análise considera fatores como iluminação, ventilação, cores, layout e materiais, buscando otimizar o ambiente para promover a concentração, criatividade e interação social. O estudo destaca a relevância da neuroarquitetura na criação de ambientes educacionais mais eficientes e saudáveis, destacando a necessidade de uma abordagem integrada entre profissionais de arquitetura, educação e neurociência. Espera-se que este trabalho contribua para a melhoria do design de espaços escolares, proporcionando benefícios significativos para o desenvolvimento integral das crianças no contraturno escolar.6ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilcontraturnocriançaneuroarquiteturaCentro educativo para contraturno escolar com abordagem em neuroarquiteturaMonografia