Fernandes, Roberto FabianoGuimarães, João Luiz Marques2020-07-072020-11-292020-07-072020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9076Em pleno cenário da nova economia, as tecnologias digitais se tornaram grandes protagonistas de oportunidades de negócios, desenvolvimento e competitividade. No setor de governo, vão além, proporcionando mais transparência e serviços digitais aos cidadãos, gerando satisfação à sociedade e alívio aos cofres públicos. Os serviços digitais reduzem em até 97% o custo para o governo, de acordo com o Ministério do Planejamento (MP). Mas ainda há muito a ser feito. Podemos observar que vários projetos e iniciativas-referência refletem o compromisso do setor público brasileiro em usar recursos para impulsionar a abertura generalizada e a cultura de engajamento. O objetivo é usar o digital como aliado rumo a um governo moderno com gestão eficiente. O digital traz oportunidades únicas para aperfeiçoar a transparência, a prestação de contas das ações do governo e seus procedimentos. Toda essa transformação é capaz de reduzir a distância entre cidadãos e setor público. Para realizar a pesquisa foram realizadas entrevistas com análise de dados descritivos do governo na esfera municipal, estadual e federal.16 f.pt-BRAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilCidades inteligentesServiços digitaisInovaçãoCidadãoGoverno digitalCidade inteligente: inovação tecnológica com foco no cidadãoEstudo de Caso