Fernandes, Roberto FabianoBezerra, Francisco Elson Lima2019-01-222020-11-292019-01-222020-11-292018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9017Nos últimos anos os avanços tecnológicos proporcionaram a mudança de visão em muitos ramos da sociedade, a indústria dos videogames que sempre foi visionária beneficiou-se diretamente com estes avanços, e com isso tornou-se tão grande e importante como a indústria do cinema. Esta pesquisa propôs por meio de uma pesquisa exploratória utilizando a pesquisa bibliográfica e eletrônica em livros sobre a história dos videogames e sua evolução, responder a seguinte pergunta: quão promissor é o mercado dos videogames para os jogadores profissionais em Fortaleza? A partir das respostas do questionário e das entrevistas realizadas constatou-se que a decisão de ser ou não um atleta profissional depende de muitos fatores alheios muitas vezes a vontade daquele que quer ser um atleta profissional e que a visão da sociedade sobre os videogames ainda é uma visão de que o jogo tem um caráter meramente de diversão, sendo assim, a busca pela profissionalização do jogador é mais árdua.25 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilIndústria dos videogamesSociedadeAtleta profissionalA indústria dos videogames: um mercado em ascençãoEstudo de Caso