Hübner, Ian CarlosRenan Lopes Cipriano, João Gabriel Lopes2021-12-102021-12-102021-12-10https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18542A lei da aprendizagem foi uma importante ferramenta para conter o avanço do trabalho infantil e o abandono escolar, proporcionando um trabalho com direitos garantidos. Todavia, durante este processo, alguns jovens são desligados por comportamentos que são considerados inadequados no ambiente de trabalho. A terapia dos esquemas teoriza que os comportamentos desadaptativos, ou aqui tratados como comportamentos inadequados, são respostas de esquemas desadaptativos. O presente estudo objetiva verificar os possíveis esquemas cognitivos de jovens aprendizes a partir dos comportamentos inadequados, que geraram motivos para o desligamento antecipado do programa de aprendizagem, utilizando a perspectiva da Teoria dos Esquemas de Jeffrey Young. O delineamento foi quantitativo- qualitativo, por meio de uma pesquisa documental de cunho exploratório, onde foram analisados arquivos privados que continham 48 laudos de desligamento de uma Instituição Qualificadora de Jovens Aprendizes. Os dados obtidos sobre o motivo de desligamento foram separados em 4 categorias: faltas e atrasos injustificados, indisciplina em relação às normas e regras da empresa, baixo desempenho e falta de atenção e organização. Os resultados encontrados indicam uma relação maior nos esquemas do domínio de Limites Prejudicados, especificamente de autocontrole e autodisciplina insuficientes e também com os esquemas dos domínios de Autonomia e Desempenho Prejudicado e Desconexão/rejeição. Conclui-se que, os objetivos da pesquisa foram alcançados, haja visto as limitações de estudos nessa área. Não existem estudos mostrando a relação de comportamentos inadequados em jovens aprendizes e esquemas. Adicionalmente, os estudos isolados sobre esquemas em adolescentes ou jovens aprendizes se mostram escassos. Deste modo, encorajam-se estudos de campo que possam ampliar as discussões sobre o tema.22ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilJovem AprendizTerapia do EsquemaComportamentos Inadequados.Esquemas presentes em jovens aprendizes e a relação com comportamentos inadequados no ambiente de trabalhoSchemes present in young apprentices and a relationship with inappropriate behavior in the workplaceArtigo Científico