DUARTE, Alexandra Cardoso da SilvaJESUS, Elisleide FerreiraRODRIGUES, Denise da SilvaSILVA, Renata dos Santos2021-11-132021-11-132021-07-21https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17595Resumo: O presente artigo tem como objetivo abordar as relações entre teoria e pratica na inclusão de crianças que apresentam autismo. Onde a escola é o maior aliado nessa jornada, pois é necessário o acompanhamento da mesma juntamente com a comunidade e os pais para que possamos garantir que essas crianças continuem frequentando a escola. É valido mencionar que uma mudança no currículo escolar deve ser feita através pesquisas que possam ajudar a inserir esse aluno nas atividades extracurriculares auxiliando na sua autonomia, para que ele possa superar desafios e melhorar sua cognição. Dessa forma o docente contribui de maneira satisfatória, onde é necessário que o mesmo tenha especializações afim de auxiliar no preparo essencial para lidar com crianças. Partindo da premissa que devemos lutar por uma sociedade justa e igualitária devemos buscar compreender e aceitar sobre a diversidade humana. Conceder as crianças com autismo um ambiente que elas possam interagir com as demais crianças da mesma faixa etária irá proporcionar o estimulo das suas capacidades de se desenvolver impedindo assim o isolamento das mesmas. Um olhar atento deve ser essencial ao professor diante das circunstâncias que essas crianças enfrentam buscar acolher e ter um maior afeto sempre será o melhor caminho para inclusão. A inclusão de crianças com autismo é algo que busca compreender habilidades tais como sociais, visuais e comportamentais. Todas essas técnicas são de relevância para atingir resultados satisfatórios afim de contribuir para o desenvolvimento cognitivo e social das mesmas.15ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilautismoprofessorescolasociedadeinclusãocriançaOs desafios da inclusão escolar de crianças com autismo: da teoria a pratica.Los retos de la inclusión escolar de niños con autismo: de la teoría a la práctica.Artigo Científico