Wernke, RodneyJosé, Lucas Souza2019-01-112020-11-292019-01-112020-11-292018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8613The work discusses the application of Cost/Volume/Profit Analysis in a company with the main franchising segment, while, secondarily, it operates in the laundry, dyeing, sewing and leather renovation segments in the city of Laguna / SC. First, the introductory aspects of the research were described, such as: objectives, methodological procedures, research limitations and work structuring. Afterwards, a literature review of the researched topic was made, through the main concepts of the area, such as: expenses, investments, losses, expenses, costs, besides the definition of cost/volume/profit analysis and its main tools, such as: contribution margin, break-even point, and safety margin. Also, a study was carried out to know the main characteristics of the researched company and its environment of performance. Subsequently, a diagnosis was made, knowing the strengths and weaknesses in the area of study of this research, proposing suggestions and actions of improvements to remedy the weaknesses. Finally, it was ascertained whether such actions were feasible and applicable to the context of the organization.O trabalho discorre sobre a aplicação da Análise Custo/Volume/Lucro numa empresa com o principal segmento franchising, enquanto que, secundariamente, atua nos segmentos de lavanderia, tingimento, costura e renovação de couro, no município de Laguna/SC. Primeiramente, foram descritos os aspectos introdutórios da pesquisa, como: objetivos, procedimentos metodológicos, limitações da pesquisa e estruturação do trabalho. Depois, fez-se uma revisão da literatura do tema pesquisado, através dos principais conceitos da área, como: gastos, investimentos, perdas, despesas, custos, além da definição da análise custo/volume/lucro e suas principais ferramentas, como: margem de contribuição, ponto de equilíbrio e margem de segurança. Também, efetuou-se um estudo para conhecer as características principais da empresa pesquisada e seu ambiente de atuação. Posteriormente, realizou-se um diagnóstico, conhecendo os pontos fortes e fracos na área de estudo dessa pesquisa, propondo sugestões e ações de melhorias para sanar os pontos fracos. Por último, foram verificadas se tais ações eram viáveis e aplicáveis ao contexto da organização.61 f.pt-BRAttribution 3.0 BrazilAnálise custo/ volume/ lucroMargem de contribuiçãoPonto de equilíbrioMargem de segurançaAplicação da análise custo/ volume/ lucro na empresa Restaura Jeans: estudo de casoRelatório de Estágio