GIGUER, Fabiana FariaSOUZA, Daniele Francisco de2024-01-102024-01-102023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/40173Introdução: Estima-se hoje que 1 a cada 160 cidadãos têm o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil. Tendo em vista a importância do diagnóstico ser realizado de forma precoce, foram levantadas questões quanto o papel do enfermeiro para a investigação criteriosa do desenvolvimento infantil, além de sua relevância para uma assistência eficaz ao indivíduo. Objetivos: Analisar a atuação da enfermagem para avaliar, diagnosticar e intervir no TEA, tendo foco no neurodesenvolvimento do infante; Reunir evidências quanto ao conhecimento científico atual perante o papel do enfermeiro e sua atuação na assistência à criança com TEA Metodologia: Revisão integrativa da literatura nas bases de dados Scielo, BVS, CAPES e BDTD, com busca de artigos científicos lançados nos últimos 10 anos na área da enfermagem, através dos descritores “desenvolvimento infantil”, “diagnóstico de enfermagem” e “transtorno do espectro autista”. Resultados: Através da busca foram encontrados 247 artigos científicos. Após a leitura dos títulos e resumos foram excluídos aqueles que não responderam à questão norteadora da pesquisa ou os critérios supracitados, restando 11 artigos como amostra final. Considerações finais: Ficou expresso com a leitura das pesquisas que a atuação do enfermeiro dá-se em um âmbito diversificado, podendo auxiliar o paciente desde o diagnóstico de TEA até uma realização qualificada de um tratamento a partir de intervenções ao cuidado utilizando de diversos materiais em teorias de enfermagem disponíveis em um âmbito atual.23ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilDesenvolvimento infantilEnfermagemTranstorno do espectro autistaA atuação do enfermeiro na assistência à criança com transtorno do espectro autistaArtigo Científico