Yared, Yalin BrizolaLeal, Renan Konig2021-08-092021-08-092021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17223Pesquisa objetivou analisar as influências do Programa Residência Pedagógica nas reflexões sobre Sexualidade e Educação Sexual dos sujeitos envolvidos no subprojeto de Biologia, em uma Escola Pública Estadual de um município do Sul de SC. Evidencia-se sua importância, visto que o Programa Residência Pedagógica - PRP é um programa novo, possuindo ainda poucos estudos realizados. Fundamentou-se no materialismo histórico-dialético e no método dialético de análise da realidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, configurando-se em um Estudo de Caso. Os participantes compreenderam 07 sujeitos do subprojeto de Biologia, referente a oferta do edital nº 06/2018. A entrevista semiestruturada compreendeu o instrumento de coleta de dados e a técnica de análise de conteúdo foi adotada para a análise dos dados. Os resultados apontam que as práticas e as compreensões dos sujeitos participantes ainda estão ancoradas em vertentes pedagógicas de Educação Sexual repressivas e reducionistas, principalmente a médico-biológica. Destacamos, com base nos resultados, que a vivência no PRP não influenciou em reflexões críticas e emancipatórias sobre Educação Sexual e Sexualidade, principalmente em processos de ensino e de aprendizagem.57 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilPrograma Residência Pedagógica; Formação de professores/as de Ciências e BiologiaEducação Sexual EmancipatóriaPrograma Residência Pedagógica e Formação de Professores/as: Contribuições de uma pesquisa exploratória e descritiva em Interface com a Educação Sexual EmancipatóriaMonografia