Silva, Bernardino José daRubens, Nadia Regina2017-12-192020-12-022017-12-192020-12-022017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11673N/AO presente estudo tem como objetivo realizar um Plano de Negócios que forneça, ao futuro empreendedor, informações sobre a viabilização de um comércio de produtos naturais. Esse tema é de grande relevância, tendo em vista a importância do planejamento para a tomada de decisão ao investir em uma atividade comercial. Através do presente estudo, foi possível analisar e identificar fatores importantes e determinantes para a abertura do novo negócio em Joinville/SC. No plano estratégico foi analisado o macro ambiente, o setor interno, definido as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas do investimento, bem como, os objetivos e o posicionamento estratégico. No plano de marketing foi definido os produtos a serem comercializados, perfil dos futuros clientes, a escolha dos fornecedores (relação qualidade x custo benefício) e traçado as estratégias e um plano de ações a ser seguido. No plano de operações foi determinado o tamanho, tecnologia e a localização do empreendimento. Em seguida, foi traçado o plano financeiro, no qual foi fixado as receitas, custos, projeção de caixa e DRE. Já no planejamento financeiro, foi definido o investimento inicial, despesas fixas e variáveis, calculado o preço de venda, a estimativa de vendas mensais, em três cenários (pessimista, ideal e o otimista), e feito o levantamento de custos, despesas e receitas. Por fim, foi descrita a avaliação do plano de negócios, ou seja, a avaliação econômica, o cálculo do ponto de equilíbrio e taxa interna de retorno do investimento. Também foi calculado o prazo e taxa para o retorno do que foi investido, definido o valor de VPL e a análise de sensibilidade. Este estudo foi classificado como descritivo e exploratório, no qual descreve as características de uma população, de um fenômeno ou de uma experiência e permite uma maior familiaridade entre o entrevistador e o tema pesquisado. Conclui-se a viabilidade do empreendimento é atrativa e rentável e o retorno esperado poderá ser observado em um curto período de tempo.42 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilPlano de negóciosViabilidadeRetorno de investimentoPlanejamentoTaxa interna de retornoViabilidade de implantação de empreendimento comercialN/APlano de Negócio