Graziela Oste Graziano CremoneziAna Cristina de Faria2023-05-122023-05-122023-02-24https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/32875O endomarketing tem como objetivo criar um ambiente positivo e motivador para os funcionários dentro das organizações, fomentando a cultura, valores e objetivos da empresa para melhorar a satisfação e o engajamento dos colaboradores. Pode ser utilizado em organizações de todos os tamanhos e segmentos, sendo uma ferramenta importante para aprimorar a performance das organizações e auxiliar na retenção de talentos. A pesquisa teve como objetivo analisar as práticas de endomarketing e de que modo atuam como fator motivacional no setor de Registro Acadêmico do DALTEC do Instituto Federal de Santa Catarina. Como método de coleta de dados foi utilizado a entrevista e como resultados do estudo, buscou-se apresentar a percepção dos servidores em relação à capacitação, interação com a instituição, correlacionando o Registro acadêmico, o uso das ferramentas de endomarketing e a motivação dos servidores. Chega-se à conclusão de que o Instituto Federal apresenta um relevante potencial para desenvolver um programa de endomarketing, por possuir qualidade na educação e credibilidade na sociedade, o que determina a permanência de seus Câmpus nas regiões em que foram implantados, mas não torna o endomarketing, de fato, um meio de informação, comunicação e desenvolvimento perante seu público interno em especial seus servidores. A pesquisa foi relevante por possibilitar uma compreensão do endomarketing e sua relação com a motivação dos servidores do Registro Acadêmico do DALTEC do IFSC e ajudar esta instituição de ensino e outras a conhecer e implementar o endomarketing como forma de melhoria institucional.136ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEndomarketingmarketing internocomunicaçãomotivaçãoO endomarketing como fator motivacional no departamento acadêmico de linguagem, tecnologia, educação e ciência- DALTEC/IFSCDissertação