Cattani, RudivanVieira, Marina Eduarda2020-05-242020-12-022020-05-242020-12-022018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12360Este trabalho acadêmico objetiva-se construir uma base teórica para a elaboração de projeto arquitetônico de uma escola pública de ensino-aprendizagem infantil e fundamental em tempo integral, do estudo acerca da inuência da arquitetura nos ambientes de ensino. Pretende-se também realizar estudos sobre escolas de uso público com metodologias de ensino diferenciadas e ambientes inovadores, além de reetir sobre a inuência do ambiente de ensino na educação e através disso executar um partido arquitetônico. O terreno localiza-se no bairro do Abraão, no município de Florianópolis e, tem como propósito, abrigar alunos do ensino infantil e fundamental, e proporcionar o ensino integral através de atividades extracurriculares. Com o estudo de referências e fundamentais teóricos, a análise das condicionantes físicas e legais da área, foi possível criar um embasamento teórico e de desenho arquitetônico para o desenvolvimento do partido geral. O projeto explora a relação da educação com o ambiente de ensino e como ele pode inuenciar no ensinamento que se dá aos alunos. O projeto tem como objetivo criar diretrizes para um projeto arquitetônico de qualidade, fazendo com que as crianças tenham melhores condições de aprendizagem e possibilitando a interação da comunidade com o edifício e maior autonomia aos estudantes. Propor alternativas a visão atual das escolas públicas no país, pretendendo também possibilitar a replicação do projeto em diversos outros bairros.65 (TCC 1) ; 2 (TCC 2)pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilArquitetura EscolarEscola FundamentalAprendizadoEscola de ensino fundamental integral no bairro do abraãoMonografia