GORNI, Patricia MonteiroDEPINÉ, Ana Carolina Mafra2023-12-122023-12-122023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/37888O presente trabalho tem como objetivo avaliar a percepção dos colaboradores de uma empresa de comércio exterior do município de Itajaí/SC em relação às ações de endomarketing. Para tanto, procurou-se levantar as ações de endomarketing empreendidas pela empresa e avaliar a satisfação dos colaboradores em relação a essas ações, e sugerir melhorias. A pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, quanto aos fins, e pesquisa de campo, quanto aos meios. O método de coleta de dados utilizado foi um questionário composto por 21 questões fechadas, e enviado via Google Forms para os colaboradores da empresa. Os dados coletados apontam para a necessidade de mais estudos nesta área, pois percebeu-se uma deficiência no uso dos treinamentos como ferramentas do endomarketing, sendo necessário uma melhor aplicabilidade das ferramentas voltadas para ações de treinamento. Entretanto pode-se perceber que as ações promovidas pela empresa possuem uma boa aceitação por parte dos colaboradores e melhora na motivação e engajamento, sendo a comunicação interna a principal ferramenta utilizada em conjunto com as demais ações para um ambiente saudável para os colaboradores, pois quando se tem uma boa comunicação interna a formalização e compartilhamento de informações ocorre de forma correta, evitando rumores e mal-entendidos.21ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilendomarketinggestão de pessoascomunicação internaEstudo da percepção dos colaboradores de uma empresa de comércio exterior em relação às ações de endomarketingAn employees perception study of the endomarketing actions in a foreign trade companyArtigo Científico