Moisinho Filho, Elso de FreitasNascimento, Ana Paula Matos2021-08-042021-08-042021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16665Tendo em vista alvitrar soluções para os problemas de conforto, acessibilidade, segurança, funcionalidade e renovação dos espaços, pesquisa-se sobre a Avaliação Pós-Ocupação (doravante APO) em arquitetura escolar, a fim de propor um projeto de reforma para a Escolas Reunidas Professor Francisco de Paula Abreu, localizada no Município de Paripiranga-BA. Para tanto, é necessário entender a importância da APO em prédios escolares, refletir sobre a importância da arquitetura escolar e inclusão social e apresentar um projeto para as áreas analisadas dentro das recomendações da NBR 15575/2013 - norma de desempenho e da NBR 9050/20 - norma de acessibilidade. Realiza-se, então, uma pesquisa descritiva e exploratória de natureza qualitativa, valendo-se dos meios bibliográficos e mediada a partir da metodologia e aplicação das ferramentas de APO. Diante disso, verifica-se que o objeto de estudo é um prédio construído na década de 50, sua estrutura apresenta barreiras arquitetônicas e carência de acessibilidade. Para as questões de conforto, iluminação e ventilação a avaliação comportamental mostra bons resultados, o mesmo acontece com os questionamentos de acessibilidade. Neste sentido, observa-se que a avaliação comportamental diverge da avaliação realizada pelo técnico, o que impõe a constatação de que há necessidade de realizar uma proposta para melhorar a qualidade da edificação em uso.137ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAvaliação Pós-OcupaçãoArquitetura EscolarInclusão SocialAcessibilidadeAPO EM ARQUITETURA ESCOLAR: Proposta de Reforma da Escola Reunidas Professor Francisco De Paula Abreu em Paripiranga-BAMonografia