Fernanda Xavier ArenaClaudia de Vargas2022-07-022022-07-022022-06-20https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24122Introdução: o TDAH é definido como padrão persistente e disfuncional de desatenção, podendo estar associado a sintomas de hiperatividade e impulsividade. Objetivo: transcrever, através do que está disponível na literatura, sobre o que tange o diagnóstico e tratamento do Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Metodologia: A presente pesquisa trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), na Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências de Saúde (LILACS) e na Scientific Electronic Library Online (SCIELO). No estudo foram considerados como critérios de inclusão: artigos publicados no período de 2015 a 2021 (a fim de garantir a atualidade das publicações), disponíveis na íntegra, gratuitos, em língua portuguesa, e relacionados com a tema. Resultados: Os estudos apresentaram como é realizado o diagnóstico e o tratamento do TDHA, assim como a associação da medicação e tratamento psicossocial. Conclusão: associar o tratamento medicamentoso as intervenções de cunho psicossocial podem auxiliar na qualidade de vida das crianças com TDAH, especialmente se houver uma integração dos elementos que fazem parte do dia a dia da criança, como casa e escola e/ou pais e professores.17ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilTDAHTranstorno de Déficit de Atenção e HiperatividadeTDAHMonografia