Valle, Angela CSabbag, Isabella MSouza, Gabriele M A2022-11-082022-11-082022-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26193A epilepsia é uma doença neurológica que afeta aproximadamente 1% da população mundial. Trata-se de uma doença crônica de alta incidência afetando 10 vezes mais pessoas que a esclerose múltipla e 100 vezes mais que as doenças neuromusculares. Dentre as síndromes genéticas, a epilepsia de ausência, é uma das mais comuns respondendo por cerca de 20% de todos os tipos de epilepsias. Comumente, pacientes com ausência apresentam prejuízos cognitivos consideráveis, principalmente, déficits de aprendizado e de memória os quais podem perdurar por toda vida. Inúmeras técnicas experimentais têm sido desenvolvidas com o objetivo de avaliar memória e aprendizado em roedores, que se baseia no comportamento exploratório inato dos mesmos. Assim, foi desenvolvido um protocolo com a finalidade de investigar prováveis déficits de memória de curto e longo prazo em um novo modelo de epilepsia genética generalizada (GEAS) comparando seu desempenho ao do grupo controle, utilizando o teste de reconhecimento de objetos, no qual foi avaliado a diferença de tempo de exploração do objeto familiar e do objeto novo, medindo a memória de curto e longo prazo, respectivamente em cada fase do teste. Os resultados do presente estudo revelam que animais GEAS exibem prejuízo da memória de Curto e Longo-prazo quando comparado ao grupo controle. Esse estudo corrobora com os dados da literatura que indicam prejuízo nos processos de memória e aprendizado em outros modelos animais já descritos e enfatizam a importância do uso desse modelo animal para melhor investigação dos processos de memória e aprendizado associadas a epilepsia de ausência.12ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEpilepsiaCriseAusênciaMemóriaAprendizadoAnálise do Desempenho de Animais com Epilepsia de Ausência (GEAS) em Testes de Memória de Curto e Longo prazo.Artigo Científico