Souza, Dulce América deChagas, Maria Ailane Rodrigues das2023-01-162023-01-162022-12-14https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31472O objetivo principal deste trabalho é o desenvolvimento de uma proposta de Escola Infantil, utilizando os conceitos da neurociência aplicada à arquitetura com intuito de identificar os elementos ambientais favoráveis à aprendizagem em ambientes escolares de ensino infantil. Para isso, foram realizado estudos e pesquisa embasatória para os conceitos do anteprojeto e obras de referência com e sem aplicação da neuroarquitetura na educação infantil, demonstrando que a neurociência e a arquitetura possuem grande influência nos primeiros anos de ensino no qual o espaço/ambiente é um importante fator no desenvolvimento das crianças. A aplicação da neuroarquitetura neste trabalho, com intuito de criar espaços escolares infantis que impactem no comportamento e desenvolvimento das crianças, onde contribui, assim, tanto com seu processo de aprendizagem, quanto no seu desenvolvimento. Para embasar o projeto arquitetônico serão apresentados os recursos arquitetônicos que cumprem o papel de transformação de um ambiente de ensino infantil. Em especial neste trabalho, há a intenção de mostrar como um espaço pensado e preparado especialmente para as crianças torna-se valioso no início do seu processo cognitivo, auxiliando no desenvolvimento e criando memorias afetivas.70 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilNeuroarquiteturaEducação infantilNeuroarquitetura aplicada no centro educacional infantilMonografia