Andrade, Miguel J.Tomaz, Meire Helen Diniz2023-07-132023-07-132023-06-19https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/35868A finalidade do presente trabalho é elaborar um projeto arquitetônico de uma Escola Infantil Montessori no bairro Lago Azul na cidade Ibirité para atendimento exclusivo a 324 crianças de 3 meses a 5 anos e 11 meses, sendo que serão divididos em dois turnos manhã e tarde, onde cada turno irá atender 60 crianças de 3 meses a 3 anos e 132 crianças de 3 anos a 5 anos e 11 meses. Uma edificação escolar pública de qualidade, que se baseie no princípio Montessori, método criado por Maria Montessori, numa proposta que a criança aprenda a partir do incentivo e vivências, criando espaços diferentes, para o incentivo dos alunos pelo conhecimento, que fuja das estruturas tradicionais. Neste trabalho, foram feitos levantamentos junto a Secretaria Municipal de Planejamento, Secretaria Municipal da Educação de Ibirité, junto a Câmara Municipal de Ibirité, as CMEIS do Bairro São Pedro e Jardim Das Rosas, monografias em meios de comunicação que tratam do tema abordado e dados estatísticos do IBGE, incluindo estudos sobre o terreno. Utiliza-se como fonte de pesquisa: artigos, livros e monografias, além de regulamentos e leis. Visa-se criar uma base sólida na definição do programa, levando em consideração necessidades reais, para a proposta final do projeto.99ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilArquitetura EscolarPedagogia AlternativaMétodo de ensino MontessoriEscola Infantil Montessori em Ibirité – MGMontessori Children's School in Ibirité – MGMonografia