Müller, Simony DavetFortunato, Talia RosickMendes, Isadora Alano2021-12-092021-12-092021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18397Introdução: A acne é uma doença dermatológica muito comum que acomete grande parte da população. Quando não tratada adequadamente, ela pode deixar cicatrizes na pele e pode trazer problemas sociais e psicológicos. Nesse contexto, existem vários tratamentos disponibilizados na área da estética, entre eles: os fitocosméticos. Objetivo: Foi efetuado um levantamento sobre os fitocosméticos destinados ao tratamento da acne disponibilizados no mercado da estética no estado de Santa Catarina. Método: A pesquisa foi classificada como um estudo quantitativo de descrição em bancos de dados secundários. Foi quantitativo quanto à abordagem, exploratória quanto ao nível de objetivo, uma pesquisa documental quanto ao procedimento e um estudo transversal quanto à delimitação temporal. O objeto de estudo foram fitocosméticos destinados ao tratamento da acne, produzidos por empresas de Santa Catarina e disponíveis em catálogos on-line. A amostra foi definida tipo censo. Os critérios de inclusão serão: sites que retratem a temática, abordando nosso objetivo geral, páginas das empresas e catálogos on-line. Quanto aos critérios de exclusão: rede social, empresas de outros estados, fitocosméticos destinados a outros tratamentos, os quais não sejam em relação à acne. Resultados e conclusão: Foram pesquisadas 12 empresas, as quais se localizam nas cidades de Joinville (2), Palhoça (1), Tijucas (1), São José (1), Criciuma (1), Araquari (1), Blumenau (1) e Florianopolis (4). Dessas empresas, foram pesquisados 32 fitocosméticos e identificados 36 ativos de origem vegetal que tem ação antioxidante, anti-inflámatoria, cicatrizante, emoliente, calmante, contribuindo no tratamento da acne.26ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAcneCosméticosEmpresa de cosméticosCompostos fitoquímicosFitocosméticos para o tratamento da acne: uma pesquisa de mercadoPhytocosmetics for the Treatment of acne: a market ResearchArtigo Científico