Santos, Antônio Carlos Gonçalves dosÁvila, Natália de2017-05-092020-11-292017-05-092020-11-292014https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9108This present work is the result of a study about the "Brazilian citizens identification with the World Cup 2014 in Brazil" based on the influence that the media can cause a population in relation to their identification with the World Cup 2014. We'll see, initially, the concept of identity and identification of Brazilians with soccer and the World Cup. Then, a brief presentation of the host country of the World Cup, Brazil, will be showing the current reality and how the Brazilian media, with sensational news, induced the negative and/or positive identification/identity of this sporting event to the Brazilians. The work will also talk about the relation of media and politics, mainly because 2014 was the year of the presidential election and the demonstrations of "Anti-Cup" demonstrations, as the media shows these events and what were the consequences to the result of the World Cup. Finally, the conclusion will analyze how these communication vehicles and Brazilian citizens reacted to the national team defeat and how was the behavior of the media after the World Cup.Esta monografia é o resultado de um estudo sobre “A identificação do brasileiro com a Copa do Mundo de 2014 no Brasil”, baseado na influência que a mídia pode causar numa população, em relação a sua identificação com determinado assunto, neste caso, com o Mundial de 2014. Veremos inicialmente o conceito de identidade e a identificação do brasileiro com o futebol e com as Copas. Em seguida, será feita uma breve apresentação do país-sede da Copa, Brasil, mostrando sua realidade atual e como a mídia brasileira, com suas notícias sensacionalistas, induziu de certa forma os brasileiros a terem uma identificação/identidade negativa e/ou positiva deste evento esportivo. Falaremos também sobre a relação da mídia e da política, principalmente por 2014 ter sido o ano da eleição presidencial e sobre as manifestações “anti-copa”, em suma, como os meios de comunicação abordaram esses acontecimentos e o que isso gerou de consequência ao Mundial. Por fim, apresentaremos o fechamento ou conclusão (desfecho) desta monografia, que abordará como os veículos de comunicação e os cidadãos brasileiros reagiram com a derrota da seleção brasileira e como foi o comportamento da mídia após a Copa.62 f.pt-BRCopa do MundoMídiaNotíciasIdentificaçãoIdentidadeJornalismo esportivoMídia (publicidade)Copas do mundo (futebol)IdentidadeA identificação do brasileiro com a Copa do Mundo de 2014 no BrasilMonografia