Silva, Carolina Barbosa daFerreira, Roberto Natanael2020-07-312020-12-092020-07-312020-12-092020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12550Resumo: A educação especial na política educacional brasileira, por muito tempo, foi atribuída como assistência aos deficientes e não como educação de alunos. Atualmente o conhecimento sobre inclusão na educação é relativamente novo, porém regido pelas instituições. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, movimento pioneiro no Brasil, criado para prestar assistência médico-terapêutica às pessoas com deficiência intelectual é uma instituição que não possui diretrizes norteadoras específicas para aplicar com seus alunos nas aulas de educação física. Percebendo esses fatores, este trabalho tem por objetivo geral, verificar o conteúdo aplicado nas aulas de educação física nas fundações APAE nas cidades de Orleans, Braço do Norte, Gravatal, Tubarão e Criciúma, através de uma pesquisa qualitativa do conteúdo imposto aos alunos dessas intuições. E como objetivos específicos: identificar o perfil dos profissionais de educação física que trabalham nesses locais; relatar as dificuldades enfrentadas para ministrar as aulas e avaliar o nível de conhecimento desses profissionais sobre a Educação Física Adaptada - EFA. A coleta dos dados foi realizada através da aplicação de um questionário aos Profissionais de Educação Física destas instituições, contendo treze perguntas, objetivas e discursivas, a respeito do perfil do profissional e desenvolvimento das aulas. Concluiu-se que os entrevistados nesse estudo, seguem sua própria metodologia, baseando-se nas experiências adquiridas e necessidades, e não possuem uma diretriz unificada a ser seguida, utilizando-se de pesquisas científicas e de situações vivenciadas nas suas próprias aulas19 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEducação física adaptadaInclusãoConteúdoConteúdos trabalhados nas aulas de educação física com alunos da APAE de cinco municípios da região sul do estado de Santa CatarinaArtigo Científico