Souza, TiagoNascimento, Danielly OliveiraRibeiro, Gabriela Geovana de CarvalhoMachado, Juliana Matos2023-02-092023-02-092022-12-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/32221Introdução: Este estudo visa a colaborar com a ampliação do conhecimento sobre as práticas integrativas e complementares (PICS) e a importância do mesmo para o desenvolvimento do neonato prematuro durante o internamento e ao longo de sua vida, visto que a exposição às PICS de maneira correta favorece o desenvolvimento do cérebro infantil, além de amenizar sentimentos de medo e ansiedade, principalmente no desenvolvimento do neonato prematuro. Metodologia: Trata-se de um estudo realizado através do levantamento de dados literários constantes a respeito dos métodos alternativos e PICS no melhorar do recém nascido na UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal). Fundamentação teórica: Com base no estudo feito pelo grupo, observa-se as metodologias alternativas e práticas integrativas mais eficazes e usuais, como também às políticas públicas no Brasil. Considerações finais: Segundo a revisão realizada, essas PICS parecem contribuir de forma efetiva para o crescimento dos RNPT (Recém-nascido pré-termo) internados em UTIN. As PICS e os método alternativos são uma intervenção de baixo custo e quando assegurado os princípios de qualidade de aplicação dessas técnicas, pode-se melhorar a assistência ao RNPT.20 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilRecém-nascidos prematuro (RNPT)PICS (práticas integrativas e complementares)UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal)Pré-termoPráticas integrativas: o suporte da enfermagem ao recém-nascido na UTI NeonatalIntegrative practices: nursing support for the newborn in the Neonatal ICUArtigo Científico