SACHS, Renata Dantas RosarioLIMA, Carlos Roberto da Silva2024-01-222024-01-222023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/40928A Edificação escolar é o ambiente onde começa o processo de ensino-aprendizagem de um indivíduo. A sala de aula precisa fugir do convencional, transformando o ambiente em um local agradável e sociável, em que os alunos tenham liberdade e busquem aprender. Nesse contexto a organização do espaço faz toda diferença no ensino e no aprendizado. Levando em consideração essas premissas, o objetivo geral do trabalho é apresentar uma proposta de arquitetura escolar destinada a primeira infância na cidade de Canindé de São Francisco/SE, tendo como roteiro projetual, a fundamentação através de pesquisas bibliográficas, o estudo das condicionantes de conforto do ambiente para implantação da proposta escolar e a demonstração das diretrizes arquitetônicas relacionadas a escola da primeira infância e pro fim o projeto de intervenção, A inserção dessas diretrizes, que são determinadas pelo FNDE , implica diretamente na qualidade do projeto em questão, agindo como base para a construção do espaço em si e indicação de equipamentos e mobiliários adequados. A metodologia usada nesta dissertação é de caráter descritivo e exploratório, considerando que foi realizada através de observação, análise e registros, criando assim uma afinidade com o tema.61ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilArquitetura escolarPrimeira infânciaProjeto arquitetônicoUma proposta arquitetônica de uma escola para primeira infância na cidade de Canindé de Sâo Francisco (SE)Monografia