Caldas, Calila Mireia PereiraRABELO, Carolina SantosSANTOS, Denise Nascimento dosFRAGA, Gabriela de JesusLOIOLA, Kely Vanessa de Sales2024-07-082024-07-082024-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/44385Este estudo buscou investigar e discorrer acerca dos impactos do uso excessivo de telas por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para isso, foi realizada uma revisão da literatura do tipo narrativa, através das plataformas Pubmed, Scielo, PePsic, Google Acadêmico e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Foram utilizados os seguintes descritores para a coleta de dados: “autismo”, “tempo de telas”, “crianças”, “autism”, “screen time” e “children”. Observou-se que a utilização demasiada de telas pode desencadear diferentes impactos negativos para crianças autistas, os quais foram agrupados em quatro grandes categorias, a seguir: 1) Prejuízos no desenvolvimento social e de comunicação; 2) Agravamento dos sintomas do autismo; 3) Desregulação emocional e aspectos psicológicos; 4) Impactos na saúde física e bem-estar. Os achados sugerem que a exposição de crianças com TEA às telas de forma desregrada está associada com desfechos negativos vistos nos tópicos citados acima.15ptAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilTempo de telas; crianças; Transtorno do Espectro Autista.Impactos do uso excessivo de telas em crianças com Transtorno do Espectro Autista: um estudo narrativoArtigo Científico