LOURENÇO, RobsonGHIRALDELLO, Renata, MAGALHÃES IVOGLO, IankaIVOGLO, Ianka Magalhães2024-01-162024-01-162023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/40479O presente artigo apresenta um processo de ensino-aprendizagem desenvolvido no Colégio Batista da Penha, em São Paulo, voltado para crianças de seis anos devidamente matriculadas no primeiro ano do Ensino Fundamental I. Visando demonstrar o potencial das práticas teatrais e brincadeiras como possíveis ferramentas no desenvolvimento de habilidades sociais e adaptabilidade no processo de transição dessas crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I a partir dos estudos de Jean Piaget (1975) sobre a Psicologia da Criança, adotamos práticas teatrais de Viola Spolin (2008) e Peter Slade (1978), com isso, observou-se que o Teatro contribui de forma lúdica para o processo de ensino aprendizagem em vários aspectos, principalmente no estímulo à criatividade e imaginação na hora do brincar.15ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEducação InfantilTeatro-EducaçãoEnsino Fundamental IBrincarKindergartenTheater-EducationElementary School IPlayTeatro: jogos e brincadeiras como auxílio na transição de crianças entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental ITheater: games and play as aid in children transition between Kindergarten and Elementary SchoolArtigo Científico