Scherer, Alessandra d'AvilaSartori, Evelise Philippi2017-10-092020-11-292017-10-092020-11-292015https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10237O presente artigo visa analisar a percepção dos professores do ensino fundamental sobre o bullying, fenômeno que é cada vez mais comum no ambiente escolar. O bullying é compreendido como um tipo de violência física, moral ou psicológica que ocorre de modo repetitivo e que pode ser prejudicial para os alunos inseridos nas escolas. A pesquisa teve como objetivo identificar a percepção dos professores do ensino fundamental sobre o bullying, bem como os possíveis manejos apresentados por esses profissionais diante de situações que envolvem o fenômeno. O trabalho foi realizado com professores da região metropolitana de Florianópolis, de idades entre 27 e 53 anos. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada. Esta pesquisa pode ser caracterizada como qualitativa e exploratória. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, a partir da construção de eixos categóricos. Ao final do processo constatou-se que os professores compreendem de forma geral o que é bullying escolar, mas apresentam conhecimento superficial, confundindo com brincadeira. Assim, conclui-se que é relevante a capacitação dos professores em forma de intervenção e a presença do psicólogo no ambiente escolar.38 f.pt-BRBullying escolarProfessoresPsicologiaBullying no contexto escolar: uma análise da percepção de professores do ensino fundamental sobre o fenômenoArtigo Científico