Campos, AlexandrePontel, BárbaraMaia, Bruna2023-01-092023-01-092022-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30931O autismo é um transtorno do desenvolvimento humano considerado complexo caracterizado por comprometimento nas áreas de interação social e comunicação, padrões de interesses restritos comportamentos estereotipados. Este trabalho busca modelos de intervenção na abordagem cognitivo e comportamental para pacientes autistas a fim de desenvolver suas habilidades e capacidades para uma vida mais funcional e com mais qualidade. O estudo teve como objetivo caracterizar o TEA e identificar na literatura como as técnicas Cognitivas e Comportamentais podem contribuir para o tratamento de crianças diagnosticadas com TEA. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizada pesquisa bibliográfica, as buscas de materiais foram obtidas através dos livros da área e pela consulta de artigos e teses nos seguintes sites de busca: Google Acadêmico (que é um servidor que localiza produções científicas em distintas bases de dados), Scielo (Scientific Electronic Library Online) e Pepsico (Periódicos Eletrônicos em Psicologia). Os resultados mostraram que a abordagem cognitivo e comportamental tem se mostrado bastante eficaz em casos de TEA pois trabalha aspectos da cognição e mudanças comportamentais, o que possibilita resultados mais satisfatórios.23ptAtribuição 3.0 BrasilTCCAutismoA clínica cognitiva e comportamental com crianças com transtorno do espectro autistaA clínica cognitiva e comportamental com crianças com transtorno do espectro autistaArtigo Científico