Badaró, Ricardo RibeiroRoriz, Jaqueline SantosAlves, Joyce FariasXavier, Daniela dos Santos2021-06-282021-06-282021-06-18https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13591Introdução: A anatomia refere-se ao estudo das formas e estruturas que compõem o corpo humano sendo considerada base na profissionalização de trabalhadores da área da saúde. Desde o surgimento dos estudos anatômicos os métodos de ensino em anatomia têm se modificado e adaptado às condições e necessidades de aprendizado dos estudantes. A fisioterapia, como ciência da saúde, trata-se de uma profissão antiga que utiliza recursos naturais e tecnológicos para promoção, prevenção e tratamento. Objetivo: Analisar o ensino-aprendizagem na disciplina Anatomia Humana dos cursos de Graduação em Fisioterapia, considerando a importância da disciplina anatomia humana para formação profissional do fisioterapeuta. Métodos: Foram realizadas pesquisas nas bases de dados Scielo, Periódicos Capes e Lilacs, com seleção dos artigos dentro do período de publicação entre os anos de 2010 a 2021, utilizando artigos em português, inglês e espanhol, sendo selecionado 5 artigos. Discussão: A análise da importância do conhecimento anatômico para fisioterapeuta demonstra a necessidade de um processo de ensino-aprendizado complexo baseado em conteúdos teóricos e práticos desafiando métodos arcaicos não mais eficientes, passando a utilizar métodos dinâmicos. Os estudos sugerem estratégias como mapas conceituais, atlas 3D, cadáveres, peças anatômicas e a metacognição que podem ajudar no processo de ensino-aprendizagem em anatomia. Conclusão: Observou-se que os melhores métodos são aqueles que oferecem ao aluno um leque de possibilidades, incluindo peças sintéticas, cadáveres humanos, ambientes virtuais e outras estratégias que permitam o contato direto à essência da anatomia humana.18 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAnatomiaFisioterapiaEnsinoEnsino-aprendizagem na disciplina Anatomia Humana no curso de graduação em FisioterapiaArtigo Científico