Gunther, Helen FischerCarvalho, Lícia Maria2018-07-252020-12-022018-07-252020-12-022018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11773O processo de recrutamento e seleção representa um valioso instrumento para as organizações e é um dos grandes desafios para a empresa do mercado de luxo no Brasil. O presente estudo possui como objetivo: identificar as técnicas mais utilizadas para contratar bons vendedores nesse mercado. A pesquisa bibliográfica foi feita em artigos acadêmicos e livros de recursos humanos e a pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada em três estabelecimentos do mercado de luxo: joalheria, vestuário feminino e veículos. A pesquisa evidenciou que as características mais procuradas para preenchimento de vagas nesse mercado são: boa aparência, nível cultural, fluência verbal e empatia, e que a entrevista, apesar de ser a técnica de seleção mais subjetiva, é a que mais influencia na decisão final do processo.13 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilRecrutamentoSeleçãoMercado de luxoProcesso de recrutamento e seleção em empresas de mercado de luxoArtigo Científico