MORAES, Heloisa Juncklaus PreisHERDT, Evelyn Cristina Rodrigues2024-01-252024-01-252023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41015O presente artigo investiga a influência da cultura alemã na construção da identidade de marca da cervejaria Eisenbahn. Considerando que a cultura desempenha um papel fundamental na construção de uma imagem significativa aos consumidores, analisa-se de que maneira a marca incorpora elementos culturais alemães, destacando o simbolismo da cerveja, a adesão à Lei da Pureza da Cerveja, as raízes geográficas e a participação na Oktoberfest. Ao utilizar a ética da estética de Michel Maffesoli como referencial teórico, conclui-se que os elementos culturais estão profundamente entrelaçados à identidade da marca, refletindo os princípios da ética da estética Maffesoliana. Dentre esses princípios, destacam-se a valorização do elo emocional e a ênfase nas experiências coletivas. Essa interligação fortalece a marca, estabelecendo laços emocionais e uma imagem significativa aos consumidores. Este estudo ressalta, dessa forma, a importância e a relevante contribuição da cultura alemã para a construção da identidade de marca da cervejaria Eisenbahn.34ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilcultura alemãEisenbahnética da estéticaDa cultura alemã à ética da estética maffesoliana: construção e identidade de marca da cervejaria EisenbahnArtigo Científico