Rosa, Rosana Camilo daRibeiro, Joás Alves2019-07-212020-11-292019-07-212020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11267Este trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de atividades para explorar conceitos da geometria plana utilizando o Tangram como uma possibilidade de tornar o processo ensino-aprendizagem da matemática, significativo e prazeroso, para alunos da Educação de Jovens e Adultos. A Educação de Jovens e Adultos requer professores preparados para atuar de forma que não venha apenas compensar a escolaridade perdida do aluno, mas como forma de garantir sua permanência na escola e a continuação de seus estudos. Sendo assim, faz-se necessário que a ação docente seja voltada para atender esse diferencial. Utilizar metodologias diferenciadas pode ser uma boa estratégia para atingir os objetivos de forma lúdica, mais especificamente o ensino da Geometria. O Tangram é um quebra cabeça, considerado por muitos estudiosos, como um recurso didático que pode de forma lúdica e concreta, propor um ensino significativo. A atividade lúdica vem a ser um grande aliado do educador, pois auxilia no processo de aprendizado tornando o ambiente escolar mais agradável e amigável.55 f.pt-BRAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilTangramGeometria planaEducação de jovens e adultosO Tangram e o ensino da geometria plana: algumas possibilidades para uma aprendizagem significativa na educação de jovens e adultosMonografia