Santos, Quele de Souza GomesClaro, Jerusa2021-12-202021-12-202021-12-29https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20373Na atualidade, é fácil o acesso das crianças a dispositivos, como televisão (TV), celulares, tablets, smartphones e computadores. Os conteúdos veiculados nestes dispositivos podem influenciar o comportamento da criança. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi caracterizar, a partir de uma revisão da literatura, a influência das mídias audiovisuais no comportamento infanto-juvenil. Para isso, consultou-se as bases de dados Scielo, Capes e Lilacs, durante os meses de agosto e setembro de 2021, com as seguintes palavras chaves: criança e televisão. Nesta revisão, incluíram-se artigos empíricos publicados entre os anos de 2015 e 2020. Foram recuperados 718 artigos e desses foram analisados, seis artigos. De acordo com os estudos analisados, identificou-se que as mídias audiovisuais exercem diferentes funções para a criança, como lazer e educação. Além disso, a criança pode aprender, por meio de modelação, tanto comportamentos desejáveis quanto indesejáveis, o que sugere a importância de se analisar previamente os conteúdos audiovisuais aos quais as crianças são expostas. Desse modo, os resultados desta pesquisa contribuem para a ampliação do conhecimento sobre a temática na literatura científica, assim como proporcionam subsídios para o desenvolvimento de estratégias de intervenção fundamentadas no uso de audiovisuais.43 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasildesenvolvimento infantilcomportamentomídias audiovisuaistelevisãoInfluência das mídias audiovisuais no comportamento infanto-juvenilArtigo Científico