SILVA, Carlos Viana daSALVADOR, Flávia da Silva2024-01-082024-01-082023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/39832Esse estudo abordou a importância da representatividade em áreas criativas e a necessidade de valorizar profissionais negros. Para isso, foi proposto a criação de uma identidade de marca, para uma plataforma online destinada a criativos negros, o objetivo foi criar um espaço de comunidade onde uma pessoa fortalece o trabalho da outra, um lugar onde a cultura negra é valorizada e criativos negros são protagonistas. A metodologia utilizada para o projeto foi criada de forma híbrida, combinando os métodos Double Diamond e Alina Wheeler. Os resultados indicaram que uma identidade de marca eficiente é uma ferramenta importante para auxiliar a identificação do público com a marca, além de ser uma forma de gerar representatividade e valorização a grupos minoritários. Além disso, a metodologia híbrida utilizada pode ser aplicada em outros projetos com objetivo de criar um branding para plataformas que ajude a promover a diversidade e inclusão em diferentes áreas.This stud addressed the importance of representation in creative fields and the need to value Black professionals. To achieve this, the proposal involved creating a brand identity for an online platform dedicated to Black creatives. The goal was to establish a community space where individuals empower each other, a place where Black culture is celebrated, and Black creatives take center stage. The methodology employed for the project was a hybrid approach, combining the Double Diamond and Alina Wheeler methods. The results indicated that an effective brand identity is a crucial tool for audience identification, as well as a means to promote representation and appreciation for minority groups. Furthermore, the hybrid methodology used can be applied to other projects aiming to develop branding for platforms that contribute to diversity and inclusion across various domains.69ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilRepresentatividade e inclusãoValorização criativos negrosRacismo estruturalIdentidade de marcaBrandingIdentidade de marca para uma plataforma voltada ao mercado criativo e a representatividade: a importância da valorização de profissionais negrosMonografia