FREIRE, Elisabete dos SantosMENDONÇA, Giuliano Pablo Almeida2024-06-172024-06-172023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/42769Historicamente, a Educação Física privilegiou abordagens eurocêntricas em detrimento de outras culturas, por vezes invisibilizando-as, como podemos citar as advindas dos negros em especial. Porém, mesmo com o advento de Leis que tornam obrigatórias o trato da temática das Relações Étnico-Raciais nos diferentes componentes curriculares, ela ainda não se encontra materializada nas aulas de forma maciça. Diante desse panorama, o presente estudo buscou descrever, compreender e interpretar o processo de construção coletiva de inserção da temática das Relações Étnico-Raciais no currículo de Educação Física no município de Jaguaquara- Bahia. Também buscou compreender o contexto em que se encontra a temática das Relações Étnico-Raciais no planejamento de professores e professoras participantes, bem como quais concepções que eles trazem, como dialogam, quais saberes selecionam coletivamente e como se caminha esse diálogo. Estudar a temática das Relações Étnico-Raciais nas aulas de Educação Física em escolas de ensino fundamental (anos finais) de uma cidade no interior do Estado da Bahia – Jaguaquara- se justifica no sentido de escutar os professores e professoras para construir coletivamente um currículo que contemple a inserção da temática, oportunizando, por meio do diálogo, o posicionamento de todos e todas acerca das possibilidades pedagógicas relacionadas às Relações Étnico-Raciais nas aulas desse componente curricular. Para isso, por meio de uma pesquisa colaborativa, nos valemos da criação de dois grupos focais no formato online, utilizando a plataforma de videoconferência Meet, da Empresa Google e as gravações feitas com o software Active Presenter, capturando os áudios e os vídeos durante todos os momentos das reuniões. Contamos com a participação de 10 professores, realizando um total de sete encontros durante o mês de abril de 2023. Desta feita, buscamos proporcionar o diálogo e as discussões inerentes às questões Étnico-Raciais no currículo do componente curricular Educação Física das escolas Municipais (anos finais) do município de Jaguaquara-Ba. Como resultado, nos valemos da análise temática e conseguimos verificar que, assim como outros estudos, apontam para um certo desconhecimento da nomenclatura da Lei 10.639-03, paralelo, consequentemente ao déficit na formação continuada que venha a municiar o professor para que consiga tratar dessa temática em suas aulas. Além disso, a capoeira se apresenta como o conteúdo mais utilizado, porém, normalmente posposta a datas comemorativas, como o mês da consciência negra, com apresentações esporádicas sem o devido aprofundamento. Constatamos, por fim, que as discussões acerca da temática acontecem na rede municipal de ensino de forma ainda tímida, materializado pela não construção de uma proposta curricular, mas já se fazem presente, e, para que ela se consolide, carece um esforço conjunto, que vão desde o aumento das formações, garantidas pelo poder público, até a uma maior sensibilização e interesse por parte dos professores em participar das discussões acerca do currículo e, nesse caso específico, que consigam inserir a temática, dando o devido valor aos conteúdos advindos das culturas africanas e afro-brasileiras, equalizando esses conteúdos do sul epistemológico junto aos eurocentrizados e norteamericanizados.136ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEducação físicaFormação docenteRelações étnico-raciaisPesquisa colaborativaRelações étnico-raciais e Educação Física: uma pesquisa colaborativa na rede municipal de ensino de Jaguaquara-BahiaTese