Schutz, Elinai dos Santos FreitasPanini, Matheus Cezar2023-04-182023-04-182022-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/32748O autismo é um transtorno complexo do desenvolvimento caracterizado por déficits na comunicação, interação social, padrões repetitivos e restritos de comportamento, interesses e atividades, que atinge uma em cada 160 crianças. As intervenções motoras no ambiente aquático têm sido apontadas como uma interessante opção terapêutica para esse público, estimulando desenvolvimento físico, psicológico, motivacional e social. Dessa forma, o objetivo desta revisão narrativa foi reunir e discutir as evidências científicas existentes acerca dos efeitos da terapia aquática na saúde e no bem-estar de crianças autistas. As revisões narrativas são metodologias apropriadas quando o tema a ser pesquisado é amplo e abrangente. Para tanto, foram realizadas buscas nas bases de dados Biblioteca Virtual da Saúde, Portal de periódicos CAPES, Scientific Electronic Library Online, Pubmed e Google Scholar; através de descritores correspondentes a condição autismo, ao público infantil e a terapia aquática. Foram selecionados artigos que abordaram os efeitos de terapias aquáticas em crianças com autismo. Cada artigo selecionado foi estudado e separado para compor os tópicos da revisão. Foram encontrados benefícios nos atributos físicos, psicológicos, comportamentais e sociais. Sugere-se que crianças autistas possam vivenciar e experimentar os benefícios de um programa de terapia aquática.13 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilAutismoCriançasTerapia aquáticaBenefícios da terapia aquática para crianças autistas: Uma revisão narrativa.Artigo Científico