Cardozo, Adriana de Oliveira LimaJeremias, Méurli2023-01-272023-01-272022-12-28https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31985Este trabalho de pesquisa visa investigar através de pesquisa bibliográfica a origem da análise infantil, além de compreender como os analistas pioneiros perceberam a possibilidade de trabalhar com crianças e acessar seus conteúdos inconscientes. A escuta de crianças e o brincar propriamente dito, na teoria e clínica psicanalítica, são instrumentos e compõem, seus métodos e técnicas. Buscou-se ainda apresentar as contribuições psicanalítica do lúdico para a criança como sujeito na análise, como também os seus benefícios. O lúdico tornou-se assim ferramenta essencial do analista que trabalha com crianças. A partir desses teóricos: Freud, Klein e Winnicott a aplicabilidade do lúdico, ganhou importância significativa, o modo como se dá a influência do brincar da fantasia com instrumento terapêutico. Outra constatação a partir da presente pesquisa, foi que através do brincar pode acessar conteúdos traumáticos, e possibilitar ressignificações significativas.16 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilPsicanáliseLúdicoCriançaO lúdico na clínica psicanalista com criançasArtigo Científico