Furlanetto, Maria MartaCustodio, Rosane Lemos Barreto2021-05-032021-08-042021-05-032021-08-042018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15200This Doctoral Thesis proposes to evaluate, from the perspective of Discourse Analysis, the written production of students in the early years of elementary school to identify possible evidence of authorship immersed in a complex process that constitutes the development of writing and the aspects to be she related. The study aimed to understand if it is possible to develop the authorship process together with the learning of writing, allowing students to assume authorial positions gaining autonomy to (illusorily) control the meaning effects of their texts by properly selecting the linguistic resources that the language offers. To this end, a period of intervention was established with students to provide them with the practice of writing as a social practice, proposing specific activities involving discursive genres. From the result of this work, we selected some texts that presented a certain singularity in its construction drawing attention to the presence of authorship. As a research science, Ginzburg's (1989) Induction Paradigm is brought in an attempt to reach clues, apparently not perceptible, in student productions, highlighting particularities of his writing that point to indications of authorship. The theoretical path was also traced with the voices of Orlandi (2012), Bakhtin (2003), Furlanetto (2008), Maingueneau (2015) and Possenti (2209), among others. The analysis indicates indications of authorship present in the students' texts, resulting in the indispensability of practicing in school the written expression that can develop the autonomy and style of an incomplete subject, as well as the language that constitutes it.A presente Tese de Doutorado se propõe a avaliar, sob a perspectiva da Análise do Discurso, a produção escrita de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental para identificar possíveis indícios de autoria imersos em um complexo processo que constitui o desenvolvimento da escrita e os aspectos a ela relacionados. O estudo intencionou perceber se é possível desenvolver o processo de autoria juntamente com o aprendizado da escrita, fazendo com que os alunos possam assumir posições autorais conquistando autonomia para controlarem (ilusoriamente) os efeitos de sentido de seus textos ao selecionarem adequadamente os recursos linguísticos que a língua oferece. Para tanto, foi estabelecido um período de intervenção junto aos alunos para proporcionar-lhes o exercício da escrita como prática social, propondo-lhes atividades específicas que envolvam gêneros discursivos. Do resultado deste trabalho, foram selecionados alguns textos que apresentaram certa singularidade em sua construção chamando atenção para presença de autoria. Como ciência de investigação, o Paradigma Indiciário proposto por Ginzburg (1989) é trazido na tentativa de alcançar pistas, aparentemente não perceptíveis, nas produções dos alunos, destacando particularidades de sua escrita que apontem para indícios de autoria. O caminho teórico foi trilhado, também, com as vozes de Orlandi (2012), Bakhtin (2003), Furlanetto (2008), Maingueneau (2015) e Possenti (2209), dentre outros. A análise indica indícios de autoria presentes nos textos dos alunos trazendo como consequência a indispensabilidade de praticar na escola a expressão escrita que possa desenvolver a autonomia e o estilo de um sujeito incompleto, assim como a linguagem que o constitui.160 f.sem idiomaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilAutoria. Ensino. Produção Escrita. Análise do Discurso. Paradigma Indiciário.Desenvolvimento da autoria nos anos iniciais do ensino fundamental em perspectiva discursivaTese