Junges, IvoneFernandes, Matheus Turani2019-01-112020-11-292019-01-112020-11-292018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8652O presente projeto tem como objetivo analisar a viabilidade econômico-financeira para fundação da empresa Bright Shapes em Tubarão Santa Catarina. Na primeira parte do projeto foi feito levantamento de dados e estudos sócio econômicos do município de Tubarão e da região da AMUREL onde é pretendido instalar a futura empresa. Em seguida foi elaborada a caracterização social da empresa onde foi criada a razão social como “Bright Shapes Ltda EPP”. Depois foi criado o nome fantasia que será utilizado pela empresa como Bright Shapes. O seu regime tributário será o simples nacional e a empresa não terá sócios. Nesta parte também foram elaborados a missão, visão, valores, o público alvo, a estrutura organizacional, os objetivos empresariais a médio e longo prazo, os pontos fortes, pontos fracos e estratégias competitivas. Foi realizado um estudo de mercado no município de Tubarão para conhecer o perfil de potenciais consumidores que a futura empresa pode vir a ter. Também foi pesquisado e estudado como surgiu à prática do skate e sua história no Brasil. Com isso também foram analisadas quais podem ser as oportunidades e ameaças do ramo. Para obter o perfil dos potenciais consumidores foi desenvolvido e aplicado uma pesquisa de mercado no município de Tubarão, onde foram realizadas 172 entrevistas. Com a pesquisa 37% das pessoas falaram que praticam skate, e destes 42 pessoas compram 1 ou 2 skates por ano. Os potenciais consumidores são pessoas de ambos os sexos na faixa de 12 a 45 anos que andam de skate ou que querem começar a praticar o esporte. Com a realização de pesquisa dos principais concorrentes, foi possível identificar que não existe nenhum concorrente no estado de Santa Catarina o que é um fato muito positivo e atraente para abrir a empresa em Tubarão que foi o município escolhido. Os fornecedores foram pré-selecionados dois para cada tipo produto que será usado, a empresa irá testar estes no começo para escolher qual terá melhor desempenho nos produtos. As estratégias de marketing foram elaboradas de acordo com os “4 p’s”: produto, preço, praça e promoção, e as formas de propaganda foram criadas de acordo com o produto, os ideais e valores da empresa. A análise técnica descreve a parte mais importante, pois caracterizou os produtos da empresa descrevendo como será produzido cada um deles. Foram descritas as operações e rotinas, o processo de produção, de compras e de vendas. Nesta sessão calculou-se também a capacidade máxima de produção, de 32 por dia, o que leva a produzir em torno de 640 por mês. Foi feita a seleção de equipamentos, móveis e utensílios, a criação do layout da empresa e definida a localização. Para a implantação da empresa, será necessário um investimento inicial de R$ 399.207,37 sendo 100% adquirido através de fundos próprios do único proprietário. Os custos fixos anuais correspondem a R$ 244.809,00 no primeiro ano, R$ 260.895,00 no segundo ano, R$ 275.275,00 no terceiro ano, R$ 288.465,,00 no quarto ano e R$ 305.857,00 no quinto ano. Computa-se um faturamento bruto de R$ 272.098,00 já no primeiro ano, tendo um crescimento gradativo e obtendo um valor de R$ 490.9053,52 no quinto ano. Através de análises financeiras calculou-se o ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade, valor presente líquido, taxa interna de retorno e o payback da empresa. O ponto de equilíbrio inicial foi de 129,36%, que caindo gradativamente chegou a 88,08% no quinto ano. Quanto à lucratividade, nos dois primeiro anos apresentou-se negativa pelo alto valor investido inicialmente e passou a melhorar a partir do terceiro ano de atividade. O primeiro ano apresentou prejuízo na lucratividade de -20,42%, o segundo ano -0,60%, o terceiro ano 7,04%, o quarto ano 7,43% e o quinto ano 7,18%. No primeiro ano a rentabilidade é de -13,92% pois este é o ano de abertura onde são feitos os investimentos iniciais. O segundo ano já traz uma rentabilidade menos pior, com -0,56%. No terceiro ano a rentabilidade atinge o primeiro percentual positivo de 7,69%, no quarto ano de 8,60%, e no quinto ano de 8,81%. O cálculo do valor presente líquido (VPL) obteve um resultado negativo de R$ 19.503,37 e acabou superando a taxa mínima de atratividade e demonstrando que o projeto é viável.. A taxa interna de retorno (TIR) teve um resultado de 20,43% ao ano, conseguindo superar a taxa mínima de atratividade, que é de 17,00 % ao ano. Verificou-se através do cálculo do payback efetivo que serão necessários 4,25 anos, para a recuperação do capital investido inicialmente.115 f.pt-BRAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilShapesPlano de negóciosViabilidadeProjeto de viabilidade econômico - financeiro para implantação da Bright Shapes no município de Tubarão/ SCPlano de Negócio