Lenzi, AlexandreClaudino, Silvana Maurílio2020-09-232020-11-292020-09-232020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9162Este artigo aborda as novas funções que a assessoria de imprensa contemporânea tem adquirido, demonstrando como o jornalista tem se transformado em um profissional da comunicação multidisciplinar e como está se adaptando ao mercado da região. A pesquisa parte de uma revisão bibliográfica sobre a definição de assessoria de imprensa, dentro do contexto da assessoria de comunicação, e sobre as transformações do mercado nos últimos anos. E como pesquisa de campo apresenta estudo de caso com duas empresas do município de Tubarão, em Santa Catarina: Plantão Assessoria e Creative Comunicação. Foram entrevistados presencialmente os jornalistas fundadores das duas empresas. Dentro das novas funções identificadas, ganham evidência as áreas de organização eventos e de produção de marketing de conteúdo, tudo isso atrelado às novas tecnologias e mídias sociais. Os eventos são apontados como importantes para a estratégia, planejamento, mercado, economia e relacionamento entre empresas e seus clientes. Já o marketing de conteúdo é um nicho em grande expansão para os jornalistas, pois acompanha as rápidas mudanças que têm acontecido no mercado e as novas demandas da profissão.30 f.pt-BRAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilAssessoria de imprensaOrganização de eventosMarketing de conteúdoNovos horizontes para a assessoria de imprensa: um estudo de caso de duas empresas de Tubarão, SCArtigo Científico