Mago, Diane DelSerafim, Silvana2019-01-102020-11-292019-01-102020-11-292018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10101Neste estudo buscamos conhecer as estratégias pedagógicas utilizadas em sala de aula para o desenvolvimento da leitura nos anos inicias, além de verificar como se constituem as práticas pedagógicas para o desenvolvimento da leitura do 2º ao 5º ano, na Escola Enéas Vasconcelos na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, para estimular o hábito da leitura, e como os alunos, em casa, têm o contato com a leitura. O trabalho evidencia a importância, por meio de pesquisa exploratória, bibliográfica, entrevistas e questionários, de refletir acerca da contribuição da leitura nos anos iniciais, para a formação de um cidadão crítico, contribuindo para a existência de leitores autônomos e competentes, incentivando a prática da leitura, o desejo e o prazer de ler. Assim, busca-se transformar a simples informação em interesse pelo conhecimento, auxiliando na formação de leitores com um grau de compreensão mais aprofundado e analítico.18 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilLeituraEducaçãoEscolaLeitura nos anos iniciaisArtigo Científico