Kuse, Elisandra AlvesCunha, Isabele Caroline Lopes daFrancio, Caroline Emanuele2022-09-192022-09-192022https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25798Resumo: Em março de 2020 a Organização Mundial da Saúde decretou pandemia devido a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), medidas de isolamento social foram impostas. Na educação o ensino remoto foi a alternativa para que os calendários de ensino não tivessem grandes prejuízos. Objetivo geral: Analisar na literatura nacional o impacto das medidas de isolamento social como medida preventiva durante a pandemia por Covid-19 afetou o processo formativo dos estudantes de cursos de ensino superior em enfermagem. Metodologia: Pesquisa de revisão bibliográfica integrativa, a coleta de dados se deu por meio da base de dados das plataformas científicas digitais Scielo, LILACS e BEDENF onde foram selecionados artigos científicos e monografia obtendo um total de 10 produções para discussão. Resultados: Os artigos selecionados foram analisados de forma crítica, onde se verificou os aspectos metodológicos e a semelhança entre os resultados encontrados, sendo esta análise efetuada de forma atenta, retratado em forma de síntese de conhecimento sendo constituída duas categorias: facilitadoras e limitadoras. Conclusão: O modelo de ensino a distância implantando na pandemia apresenta impactos benéficos como a manutenção da graduação e do vínculo entre docente e discente durante o isolamento social, flexibilização do ensino, economia de tempo para locomoção até as instituições de ensino e desenvolve a autonomia dos acadêmicos, porém apresenta desvantagens, os alunos e professores não apresentam domínio sobre as plataformas de ensino digital, aparelhos eletrônicos não aptos, instabilidade na internet, carência de interação em grupo e do desenvolvimento de habilidades práticas.26 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilCovid-19Ensino de EnfermagemEducação em EnfermagemFormação Profissional em SaúdeAcesso as tecnologiasO impacto do ensino a distância ocasionado pela pandemia na graduação em enfermagem: uma revisão de literaturaThe impact of distance learning caused by the pandemic on undergraduate nursing: a literature reviewArtigo Científico