Andreis, RafaelStähelin, Gabriela Pauline2017-02-242020-12-092017-02-242020-12-092016https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12780O futebol é, sem dúvidas, o esporte que mais atrai torcedores no Brasil, movimentando em torno de trinta bilhões de reais por ano. Mesmo dentro desse valor, o país está longe de aproveitar todo seu potencial. Para isso cabe aos clubes e seus gestores uma administração de qualidade para entender melhor o perfil do seu consumidor. Com uma crescente na média de público nos estádios dos clubes brasileiros, o estado de Santa Catarina segue um caminho contrário e através disto, esta pesquisa buscará entender os motivos que afastam o torcedor do estádio dos principais times do estado. A pesquisa se caracterizou de natureza explicativa e aplicada, com objetivo descritivo e com abordagem quantitativa. A importância desse tipo de pesquisa se dá pela falta de estudos abordando as barreiras de consumo no mercado esportivo e para que os clubes consigam mensurar e qualificar suas estratégias de gestão no que se refere à média de público, com isso pretendeu-se esclarecer e identificar os fatores que restringem a frequência de torcedores nos estádios dos clubes de Santa Catarina, além de identificar o perfil do consumidor esportivo no estado. O levantamento dos dados foi obtido através da aplicação de um questionário online formulado através de uma escala de Likert de 7 pontos, em seguida foi enviado aos clubes e, a partir destes, encaminhado aos seus torcedores. Participaram desta pesquisa os sócio-torcedores e adeptos de seis clubes de futebol profissional de Santa Catarina e obteve-se uma amostra de 4.976 participantes. Para analisar e descrever os dados foi utilizada a estatística descritiva com parâmetros de frequência relativa e absoluta, através de gráficos e tabelas. Ao final o estudo concluiu que os fatores mais expressivos na restrição do torcedor de comparecer aos estádios são custos, programação esportiva e compromissos. Além disto, sugerem-se novas pesquisas para que sejam analisadas as variáveis de forma mais específica sobre as restrições de frequência46pt-BRFutebolMarketingFutebolClubes de futebolEstádiosTorcedores desportivosFatores que restringem a frequência dos torcedores nos estádios dos clubes de futebol em Santa CatarinaMonografia