SIMOES, Nara de FreitasSALOMÉ, Joana Cecília SouzaLISBOA, Maria Eduarda de SouzaDALDEGAN, Sabrina Aparecida Costa2024-07-292024-07-292023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/45359As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) trazem para o campo da Educação novas possibilidades, exigindo dos educadores diferentes formas de atuação. O domínio da cultura digital está entre as dez competências gerais que a Educação Básica deve desenvolver nos estudantes, conforme destaca o texto da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Portanto, para que alcancem esse e outros objetivos delineados pela BNCC, é fundamental que os profissionais de educação estejam preparados para a promoção de tais aprendizagens, capacitando-se em serviço para a aplicação pedagógica das TDIC, de modo a munir-se de recursos para a aplicação de estratégias de ensino atraentes e condizentes com os desafios da contemporaneidade. Este estudo científico, tem como objetivo questão depesquisa identificar de que maneira a rede estadual de ensino da cidade de Divinópolis - MG tem atuado pela formação continuada de docentes em serviço no sentido da aplicação de tecnologias digitais de informação e comunicação nas práticas pedagógicas? Com o objetivo de compreender a realidade da rede estadual de ensino da cidade, foi utilizado como percurso metodológico a coleta de dados com abordagens de natureza quantitativa e qualitativa, combinadas por meio da aplicação de questionários on-line com os profissionais da rede estadual de ensino de Divinópolis - MG. Os resultados destacam a importância das ações de formação continuada docente como um componente fundamental para o aprimoramento da prática pedagógica e, consequentemente, para a qualidade da educação oferecida aos estudantes.30ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilTecnologiaEducaçãoFormaçãoContinuadaServiçoTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORESINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES AND THEIR IMPORTANCE FOR CONTINUING TEACHER TRAININGArtigo Científico