Martins, Marci FiletiSouza, Catarina Rivadávia Silva de2018-01-172020-11-262018-01-172020-11-262006https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3404This work, based on theoretical and analytical frameworks from Discourse Analysis (Pêcheux, 1969 and 1975, and Orlandi, 1983, 1990, 1999), expects to understand the senses produced about Special Needs people, especially the discourse on “general and unrestricted inclusion for all”. This study analyses the following materials: three posters of campaigns produced by Fundação Catarinense de Educação Especial (Special Education Foundation of Santa Catarina State, Brazil), three reports published by the diaries Diário de Santa Catarina, Diário do Nordeste and O Mossoroense, one report published in the magazine Gente Especial, and finally a paper presented at PUC/MG in the conference III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva. With this research the intention is to contrast the senses built through these materials with those developed by the inclusion discourseO presente trabalho, baseando-se nos dispositivos teóricos e analíticos da Análise do Discurso (Pêcheux, 1969 e 1975 e Orlandi, 1983, 1990, 1999), pretende compreender os sentidos produzidos sobre o Portador de Necessidades Especiais (PNE), especificamente o discurso da "inclusão total e irrestrita para todos". São analisados três cartazes de divulgação de campanhas produzidas pela Fundação Catarinense de Educação Especial, três reportagens veiculadas respectivamente pelos jornais Diário de Santa Catarina, Diário do Nordeste e O Mossoroense, bem como uma reportagem veiculada pela revista Gente Especial e um artigo divulgado no III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva, na PUC/MG. Busca-se, com esta discussão, confrontar os sentidos construídos no material pesquisado com o discurso sobre inclusão84 f.pt-BRAnálise do discursoPortador de necessidades especiaisIncapacidadeInclusãoExclusãoExclusão pela inclusão: a constituição de sentidos na educação especialDissertação