PEREIRA, Railma Valéria DantasTRINDADE, Franciele OliveiraMARCELO, Geiziane Cristovam da CunhaMATOS, Laerte MacenoBATISTA, Thaíse Regina Santos2024-07-102024-07-102024-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/44656O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno neurobiológico caracterizado por déficits persistentes na comunicação e interação, além de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. O interesse na temática surgiu devido à escassez de pesquisas, evidenciada por diversos autores. Este estudo visa investigar os impactos do diagnóstico tardio do TEA na vida adulta e identificar as necessidades de intervenção. O método utilizado nesta pesquisa envolveu uma revisão sistemática, por meio da metodologia qualitativa, foram realizadas pesquisas através de livros, artigos como Google Acadêmico, Scielo, e biblioteca virtual da Faculdade AGES. As questões de pesquisa exploram os efeitos do diagnóstico tardio nas habilidades sociais e emocionais, os impactos psicossociais e o efeito sobre os membros da família, especialmente os pais e cuidadores. Hipóteses sugerem que adultos com TEA enfrentam dificuldades para estabelecer independência, organizar suas vidas e enfrentar mudanças, enquanto pais e cuidadores podem experienciar níveis elevados de estresse e dificuldades em encontrar apoio adequado. Este estudo visou preencher lacunas na literatura, fornecendo insights sobre os desafios enfrentados por adultos diagnosticados tardiamente com TEA e suas famílias, além de destacar a importância de intervenções eficazes e políticas públicas voltadas para essa população.24ptAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilTranstorno do Espectro AutistaDiagnóstico tardioVida adultaDiagnóstico tardio do transtorno do espectro autista (TEA): impactos na vida adulta e necessidades de intervençõesArtigo Científico