José Käms Senhorinha, MárcioRossi Corrêa, DiegoBatista Lamim, GuilhermePaulo de Costa Souza e Lima, LuizMontanha Junior, Mauricio2023-07-062023-07-062023-06-27https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/35241O presente trabalho acadêmico tem como objetivo propor uma solução para o declínio do interesse na leitura e promover os seus benefícios neuropsicológicos, além de utilizar o aumento do uso de tecnologia entre jovens ao seu favor, visto que o uso de telas é capaz de se tornar prejudicial à saúde cognitiva de seus usuários quando ocorre de forma irresponsável. Estudamos profundamente o conceito de função executiva, termo que descreve habilidades de autocontrole, planejamento e criatividade, e como ele se aplica ao uso de tecnologias e à leitura. Nossa solução será um aplicativo móvel para dispositivos com sistema Android, que utiliza o meio tecnológico a fim de capturar a atenção de nosso público alvo, crianças e jovens que já possuam capacidade de leitura, para fornecer uma oportunidade de enriquecimento cognitivo, criativo e linguístico. As funções deste aplicativo serão alimentadas pela surgente inteligência artificial, ChatGPT, para fornecer um meio de explorar histórias que seja altamente adaptável e permissivo à expressão criativa do usuário.20ptAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 BrasilTecnologiaLeituraJovensChatGPTNeuropsicologiaContando histórias: desenvolvendo um aplicativo móvel com ChatGPT para aumentar o hábito de leitura em jovensArtigo Científico