Callado, Cristiane Lopes HenriquesFaria, Pedro Henrique2023-01-132023-01-132022-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31427Este trabalho apresenta um estudo sobre o estresse causado à jovens e adultos pelo tempo excessivo no trânsito e como a arquitetura pode ajudar a minimizar os impactos desse estresse. A ideia é propor a implantação de uma Escola Parque focada no ensino técnico em Igarapé, região metropolitana de Belo Horizonte, para incentivo e desenvolvimento de novos profissionais da indústria, além do alavancar o setor cultural e educacional do município, visto que Igarapé ainda não possui uma escola voltada para a especialização técnica e possui pouca oferta de locais de convivência e lazer. O projeto tem como objetivo criar um espaço que ofereça a infraestrutura necessária para atender indivíduos que querem se especializar após o ensino médio ou que já tenham uma especialização e querem explorar novos caminhos, além de oferecer espaços de lazer ao ar livre. Dentre as atividades a serem realizadas no empreendimento pode-se destacar as aulas teóricas e práticas voltadas a cada área de atuação, oficinas, workshops, palestras e eventos culturais. Por fim, foi definido o programa de necessidade, os objetivos e diretrizes necessários para o início do desenvolvimento do projeto com a intenção de se ter um bom resultado.54 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilescolaparquequalidade de vidaeducaçãocapacitação técnicaEscola parque: caminhos entre a arquitetura e a qualidade de vidaPaper