PANDINI-SIMIANO, LucianeVITORETI, Jéssica Beluco2024-03-122024-03-122023-11https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41744A presente pesquisa se insere na Linha Relações Culturais e Históricas da Educação, e tem por foco investigar as possibilidades de entrelaçamentos entre a documentação pedagógica e a promoção de uma educação intercultural a partir de uma experiência formativa com professoras da Educação Infantil. Em termos metodológicos, pauta-se em uma perspectiva qualitativa, articulando o conhecimento empírico e o conhecimento teórico. Propõe-se, ainda, o método como desvio (Benjamin, 1986). O percurso metodológico caracterizou-se em uma experiência formativa realizada em um Centro de Educação Infantil do município de Tubarão - Santa Catarina. Os sujeitos da pesquisa foram seis professoras que atuam na Educação Infantil com crianças com background migratório (Silva, 2021) matriculadas em suas turmas de atuação. A pesquisa aconteceu ao longo de oito encontros realizados no período de setembro a dezembro de 2022. As temáticas dos encontros perpassavam pela documentação pedagógica e pela educação intercultural, oportunizando um tempo e espaço para que as professoras pudessem narrar sobre suas práticas educativas junto às crianças com background migratório. A observação, a escuta atenta, o registro – escrito, fotográfico, audiovisual – foram instrumentos de pesquisa. As análises estão pautadas na interlocução com diferentes autores, como Benjamin (1986), Kohan (2009), Kuhlmann e Fernandes (2012), Walsh, Oliveira e Candau (2018), Silva (2021), Pandini-Simiano (2014, 2015), Mello, Barbosa e Faria (2017), Ostetto (2008), entre outros. Como resultado, destaca-se a importância do gesto de documentar para a abertura, construção de um olhar sensível e escuta atenta nas relações estabelecidas entre crianças com background migratório e adultos no cotidiano educativo. No início da experiência formativa as professoras manifestaram vários desafios da educação intercultural, entre eles a barreira com a língua, como uma interferência negativa no acolhimento, comunicação e relação com as crianças e as famílias. A experiência formativa pela via da documentação pedagógica levou as professoras a se colocarem em um lugar do não saber, errante, capaz de estranhamento e acolhimento. No gesto de documentar, no encontro com o outro, não dominar a língua pode ser ressignificado. Mais que barreira, pode ser visto como um caminho de interações, descobertas e aprendizagem recíproca, permitindo o alargamento de fronteiras. A experiência formativa com professoras, construída pela via do percurso de documentar, possibilita questionar pressupostos naturalizados na prática pedagógica, realizando deslocamentos importantes, capazes de produzir efeitos constitutivos de um acolhimento inclusivo, contribuindo para a promoção de uma educação intercultural na Educação Infantil.90pteducação infantildocumentação pedagógicaeducação interculturalDocumentação pedagógica e educação na perspectiva intercultural: (desa)fios no contexto da educação infantilDissertação