GESSER, Julia HelenaDALMOLIN, Giovanna Camargo2022-12-192022-12-192022-12-19https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30073A escola como espaço socializador tem no seu cerne a capacidade de unir diferentes grupos e transformar de maneira significativa a realidade do seu entorno. Para isso, é de suma importância que a escola deixe de desempenhar um papel específico, ou seja, somente o pedagógico, e passe a ser um modelo multifuncional rompendo a tradicionalidade da relação entre a comunidade e a pedagogia, afirmando a capacidade inerente à arquitetura de transformar o comportamento social, aproximando várias realidades existentes na sociedade. Sendo assim, o presente trabalho surgiu da observação dos poucos espaços, na Vila Guaraci, no município de Colombo (PR) destinados a fomentar lazer, cultura e esporte para as crianças e seus familiares. Trata-se do desenvolvimento de um projeto arquitetônico de retrofit da Escola Municipal John Kennedy, para transformar esse espaço público e educativo, em prol da comunidade. Nesse contexto, as informações levantadas nesta pesquisa levaram à reflexão sobre a necessidade de repensar os espaços internos da escola de modo que desenvolva alternativas para novas maneiras de ensino e também a inserção da comunidade dentro do espaço escolar. Como resultados esperados, buscam-se diretrizes para desenvolver um projeto de arquitetura escolar utilizando o método de retrofit respeitando o edifício existente e incluindo novas construções para a escola.93ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilArquitetura escolarRetrofitCidade educadoraEspaço urbanoEspaço público e educativo um retrofit da Escola Municipal John Kennedy no Município de Colombo - PRMonografia